Como a internet chega a sua casa?

Muitas pessoas conhecem o conceito de internet como “rede de computadores”. A verdade, porém, é que ela é muito mais que isso. Quando conectamos um computador a outro, o que acontece é que apenas eles estão conectados entre si, o que acaba criando uma rede local. Para que a internet realmente funcione como ela funciona, é preciso que várias redes se conectem umas às outras? Mas você sabe como isso é feito? Tem idéia de como a internet chega na sua casa?

Na sequência deste texto, a Coopera Telecom explica de uma forma mais simples como funciona o processo por trás da rede mundial de computadores, mostrando como a internet chega na sua casa, e, por fim, ainda explica como ela chega nos dispositivos depois de estar na sua casa. Continue a leitura e veja mais sobre essa curiosidade!

COMO A INTERNET CHEGA NA SUA CASA

Tudo começa com os backbones. Backbones são grandes pontos compostos pelas maiores redes do mundo, fazendo a função de núcleos. Existem poucos backbones pelo planeta, e são eles que, com base na tecnologia TCP/IP, distribuem o acesso mundial para a rede de internet.

Dos backbones, os dados são transmitidos para os provedores de acesso. Provedores de acesso costumam ser empresas que fazem parte do setor de telecomunicações, e servem como um intermediário, um centro para os dados passarem.

Depois disso, eles chegam aos provedores de serviço. São esses provedores de serviço que atuam como último ponto antes dos dados chegarem ao consumidor final. Esses dados são, basicamente, tudo que procuramos na internet quando fazemos alguma requisição em nossos computadores.

Quando vemos um serviço de internet sendo vendido, a empresa ofertando esse plano é o provedor de serviço — o que é o caso da Coopera Telecom, por exemplo.

Então, recapitulando, os backbones são as redes que possuem os dados. Esses dados são transmitidos até os provedores de acesso, depois aos provedores de serviço e, por fim, aos consumidores finais.

Para chegar até o consumidor final, o que se usa são os cabos, sendo a linha telefônica e a fibra óptica as principais opções. Os cabos vão da rua para dentro das casas, chegando nos roteadores que são responsáveis por distribuir o sinal para os dispositivos da casa.

UMA VEZ NA SUA CASA, COMO ELA CHEGA NOS DISPOSITIVOS?

Agora que você já sabe como a internet chega na sua casa, vem a segunda etapa. Depois de percorrer todo o caminho pelos cabos até chegar ao roteador, os dados precisam passar por mais um processo: o de chegada aos dispositivos da casa.

Estando nos roteadores, os dados são transformados em ondas eletromagnéticas, em boa parte dos casos com frequências de 2,4 GHz ou 5 GHz, e transmitidos no formato de ondas pela antena do aparelho. O dispositivo então capta essas ondas e as transforma em dados novamente, fazendo, enfim, a internet funcionar.

Por mais que todo o processo que relatamos tenha vários passos, é crucial lembrar que ele acontece em poucos segundos. Cabos de fibra óptica, para se ter uma ideia, operam com velocidades próximas à da luz.

E aí, gostou de saber como a internet chega na sua casa?

Como está a velocidade da sua conexão? Faça o teste agora.